segunda-feira, 30 de junho de 2014

ENTREVISTA – JADER CORREA

Jader Correa (desenhista)

Jader Domingues Correa, 41 anos é natural de Cachoeira do Sul/RS. Desenhou parte do capítulo 1 do arco “Rumo a Pedras Negras” de Peryc, O Mercenário com roteiro de Gervásio Santana. Jader é o terceiro entrevistado para o espaço destinado às entrevistas aos artistas que colaboram com a revista.

Pintura para a capa de Peryc, O Mercenário 02
Peryc Blog – Quando surgiu a seu interesse pela leitura de gibis e o gosto pelas HQs?
Jader – Desde que me entendo por gente, antes mesmo de saber ler já tinha um gibi nas mãos. Quando tinha uns 4 anos meu pai me comprava um revista quase todo dia. É uma coisa atávica como se tivesse nascido lendo gibis.

Peryc Blog – Após ler gibis e tal, quando percebeu que gostaria de se aventurar na ideia de fazer HQs e desenhar?
Jader – Acho que é uma consequência de ler gibis ao mesmo tempo que se pega gosto pelo desenho. Mas a obra que me fez desejar ser um quadrinista foi O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Na época eu tinha 14 anos e mesmo não entendendo tudo, fiquei fascinado com a história.

Peryc Blog – Antes de participar da revista do Peryc, você também colaborou com o fanzine Tchê, e depois com a Quadrante Sul 04 e 05. Como foi sua participação nestas publicações?
Jader – Foi uma grande honra participar destas publicação que já são referência no cenário independente e fanzinístico aqui no sul.

Peryc Blog – Você já havia desenvolvido alguns trabalhos independentes antes de participar do Grupo Quadrante Sul. Poderia falar um pouco sobre eles? Algum fanzine?
Jader –No início dos anos 90 produzi com alguns amigos o “Zine Zona Franca” que durou 6 edições. Era um fanzine xerocado com textos datilografados e variadas Hqs, muitas de humor. Alguns anos mais tarde, com o Matias Streb e o Carlos Francisco, lançamos a revista em quadrinhos “Alexandria” que teve dois números publicados. Este foi o zine com o qual conquistamos o prêmio Oscar Kern de melhor fanzine.

Peryc Blog – Para você como foi colaborar com a revista Peryc, O Mercenário?
Jader – Foi muito legal. Já curtia o personagem de outras histórias que havia lido. Este ambiente pós-apocalíptico ambientado aqui no sul dá muito pano pra manga em termos de variedade de histórias.

Peryc Blog – Quais são os projetos que você está envolvido atualmente? Comente um pouco sobre ilustrações que você produz para cards de super-heróis.
Jader – Estou produzindo a série Fratura Exposta, escrita pelo Guilherme Smee, começarei a desenhar a história da Lady D, de Marcelo Tomazi para a revista Quadrante Sul. Fazer sketch cards é muito bom, pois você pode desenhar aqueles personagens de sua infância e brincar um pouco com eles.

Peryc Blog – Jader, obrigado pela participação no blog do Peryc.
Jader – Eu que agradeço. Vida longa e próspera ao Peryc!


página de Peryc, O Mercenário desenhada por Jader Correa

Um comentário: